Entro no carro, rodo a chaves, oiço a ruidosa sinfonia vinda do motor e lanço-me pela estrada para chegar à minha casa na localidade de Amieira, junto à Marinha-Grande, terra do vidro e da indústria dos moldes em Portugal.
Já ao chegar à morada desejada, depois de passar pelas pequenas indústrias familiares e entre o pinhal de Leiria e a pequena localidade Amieira, com algum casario isolado e desordenado, vejo entre o verde da vegetação, no fundo do terreno, a CASA, que tem uma imagem industrial, que remete para algumas referências de pavilhões industriais da Marinha-Grande, mas ao mesmo tempo transmite o conforto, a escala e a imagem de uma habitação contemporânea. Uma grande e volumosa pala metálica, negra e dinâmica, desenha os contornos da casa e assenta sobre uma caixa de vidro que a torna levitante.
Photo: Fernando Guerra | FG + SG.
O percurso ziguezagueado do portão da entrada até casa é um passeio pelo meu jardim, uma alameda com dois percursos, um automóvel e outro pedonal que ramifica com outros caminhos pelo jardim.
Ă€ medida que me aproximo, descubro a piscina exterior que faz um espelho de água e uma imagem cenográfica na frente da casa. TambĂ©m deslumbro um pequeno volume escondido pelo jardim, a garagem, mas continuo o meu caminho sobre rodas acompanhado pelo jardim que me encaminha atĂ© ao edifĂcio principal.
Ao chegar ao fim do percurso, sou recebido por um grande alpendre onde estaciono o carro, e no centro da minha pala fica um pátio de boas-vindas que Ă© o centro da habitação, que perfura o grande quadrado negro que cobre a casa, organiza a forma de “U” da habitação e separa o volume da zona social da zona Ăntima. As paredes exteriores em betĂŁo contrastam com a transparĂŞncia do vidro e protege as zonas mais privadas.
A luz do pátio encaminha-me para a porta de entrada em madeira. Ao entrar sinto que não há barreiras entre o exterior e o interior, o verde envolvente e o jardim do pátio invade o interior do lar. O aspeto industrial desaparece e sinto o conforto da minha casa.
No hall deixo o casaco e a chave do carro, no móvel central, que separa a sala do acesso ao escritório e de uma pequena instalação sanitária de apoio à zona social. No lado oposto, situa-se a cozinha que prolonga o meu olhar sobre o jardim.
Photo: Fernando Guerra | FG + SG.
Sigo o corredor que une a ala social á ala privada e contorna o pátio central, mantendo o contacto visual com o meu carro que repousa debaixo da pala e passo pela lavandaria sem me a perceber.
Quando entro no corredor da ala privada, onde ficam situados os quartos, sou todos dias surpreendido pela luz do fundo corredor, vinda do pequeno pátio que me leva para o meu quarto, assim como, quando entro em todos os quartos, a luz e o verde do jardim voltam a destruir barreiras entre o exterior e o interior e deixa o grande tapete verde invadir os quartos.
Ao entrar no meu quarto, dirijo-me para o closet e casa de banho para me por o mais confortável possĂvel e mais logo, quando repousar a minha cabeça sobre a almofada, vou sentir que no fim desta viagem, a vida Ă© como uma estrada e o meu corpo Ă© o automĂłvel que a percorre, a minha casa Ă© a estação de serviço que me abastece e fornece a energia necessária para os km seguintes.
(Texto dos arquitectos)
Planta pavimento.
House in Amieira, Marinha-Grande, Portugal
I get in the car, turn the keys, listen to the noisy symphony coming from the engine and hit the road to reach my house in the town of Amieira, next to Marinha Grande, land of glass and the mold industry in Portugal.
Arriving at the desired address, after passing through the small family industries and between the pine forest of Leiria and the small town of Amieira, with some isolated and disordered houses, I see amidst the green vegetation, at the bottom of the plot, the house, which has an industrial image, which refers to the industrial pavilions in Marinha Grande, but at the same time conveys the comfort, scale and image of a contemporary dwelling. A large and voluminous metallic canopy, black and dynamic, draws the contours of the house and rests on a glass box that makes it levitate.
Photo: Fernando Guerra | FG + SG.
The zigzag path from the entrance gate to the house is a walk through my garden, an alley with two paths, one for the car and another pedestrian that branches with other paths through the garden.
As I approach, I discover the outdoor pool that forms a mirror and a scenographic image in front of the house. I also dazzle a small volume hidden by the plants, the garage, but I continue my way on wheels through the garden that leads me to the main building.
Upon reaching the end of the route, I am greeted by a large porch where I park the car, and in the center of my canopy there’s a welcome patio that is the center of the house, which perforates the large black square covering the house, organizes the “U” shape of the house and separates the social area from the intimate area. The concrete exterior walls contrast with the transparency of the glass and protect the most private spaces.
The patio light gets me to the wooden front door. Upon entering, I feel that there are no boundaries between the outside and the inside, the surrounding greenery and the courtyard garden invade the interior of the home. The industrial look disappears and I feel the comfort of my home.
I leave my coat and car key in the entry hall, on the central piece of furniture, which separates the living room from the access to the office and a small bathroom to support the social area. On the opposite side is the kitchen that extends my gaze over the garden.
Photo: Fernando Guerra | FG + SG.
I follow the corridor that joins the social area to the rooms and goes around the central patio, maintaining visual contact with my car that rests under the roof, and I pass the laundry room without realizing it.
When I enter the corridor of the private volume, where the rooms are located, I am surprised every day by the light from the back of the corridor, coming from the small patio that takes me to my room, as well as, when I enter all of the rooms, the light and the green of the garden again destroys the boundaries between the outside and the inside and lets the big green rug invade the rooms.
Upon entering my room, I go to the closet and bathroom to make myself as comfortable as possible and later, when I rest my head on the pillow, I will feel that at the end of this trip, life is like a road, my body is the car that travels through it, and my house is the service station that fuels me and supplies me with the energy I need for the next few kilometers.
Photo: Fernando Guerra | FG + SG.
Casa en Amieira, Marinha-Grande, Portugal
Me subo al auto, giro las llaves, escucho la sinfonĂa ruidosa que sale del motor y salgo a la carretera para llegar a mi casa en el pueblo de Amieira, al lado de Marinha Grande, tierra de la industria del vidrio y del molde en Portugal.
Llegando a la dirección deseada, después de pasar por las pequeñas industrias familiares, y entre el pinar de Leiria y el pequeño pueblo de Amieira, con algunas casas aisladas y desordenadas, veo, entre el verde de la vegetación, al fondo del terreno, la casa, que tiene una imagen industrial, que remite a algunas referencias de pabellones industriales en Marinha Grande, pero al mismo tiempo transmite el confort, la escala y la imagen de una vivienda contemporánea. Una gran y voluminosa visera metálica, negra y dinámica, dibuja los contornos de la casa y se apoya sobre una caja de cristal que la hace levitar.
Photo: Fernando Guerra | FG + SG.
El camino en zigzag desde el portĂłn de entrada a la casa es un paseo por mi jardĂn, un callejĂłn con dos caminos, uno de autos y otro de peatones que se ramifica con otros caminos por el jardĂn.
Al acercarme, descubrĂ la piscina exterior, que forma un espejo de agua y una imagen escenográfica frente a la vivienda. Deslumbro tambiĂ©n un pequeño volumen escondido por el jardĂn, el garaje, pero sigo mi camino sobre ruedas acompañado por el jardĂn que me lleva al volumen principal.
Al llegar al final del recorrido me recibe un gran porche donde estaciono el auto, y en el centro de la gran cubierta hay un patio de bienvenida que es el centro de la casa, el cual perfora el gran cuadrado negro que cubre la casa, organizando en forma de “U” la vivienda y separa el volumen del área social del área privada. Los muros exteriores de hormigón contrastan con la transparencia del vidrio y protegen las zonas más privadas.
La luz del patio me dirige al acceso principal, una imponente puerta de madera. Al entrar, siento que no hay barreras entre el exterior y el interior, la vegetaciĂłn circundante y el jardĂn del patio invaden el interior de la casa. El aspecto industrial desaparece y siento la comodidad de mi hogar.
En el hall dejo mi abrigo y la llave del auto, sobre un mueble central, que separa la sala del acceso a la oficina y una pequeña sala de baño de apoyo al área social. En el lado opuesto está la cocina que prolonga mi mirada sobre el jardĂn.
Photo: Fernando Guerra | FG + SG.
Sigo el corredor que une el sector social con el sector privado y que circunda el patio central, manteniendo contacto visual con mi auto que descansa bajo la visera, y paso sin darme cuenta por la lavanderĂa.
Cuando entro al pasillo del sector privado, donde se encuentran las habitaciones, me sorprende todos los dĂas la luz del fondo del pasillo, proveniente del pequeño patio que me lleva a mi habitaciĂłn, asĂ como, al entrar en todas las otras habitaciones, la luz y el verde del jardĂn vuelve a romper las barreras entre el exterior y el interior y deja que la gran alfombra verde invada las habitaciones.
Al entrar a mi habitaciĂłn, voy al closet y al baño para ponerme lo más cĂłmoda posible y luego, cuando apoyo la cabeza en la almohada, sentirĂ© que al final de este viaje, la vida es como un camino y mi cuerpo es el coche que lo recorre, mi casa es la estaciĂłn de servicio que me abastece y me suministra la energĂa que necesito para los prĂłximos kilĂłmetros.
Photo: Fernando Guerra | FG + SG.