A moradia insere-se numa zona elevada e de forte declive na cidade de Leiria.
A condicionantes do loteamento sugeriu uma volumetria de uma torre, um miradouro sobre a cidade. Uma das nossas premissas, foi as zonas sociais ficarem nos pisos superiores e a piscina na cobertura, para usufruírem da vista 360º.
A casa é a transformação de um paralelepípedo regular com a rotação num eixo que gerou uma nova forma, mais plástica, que otimiza a exposição solar e permite zonas de varandas, sombreamento e circulações, do terreno à cobertura, sendo uma escada da terra ao céu.
Photo: Fernando Guerra | FG+SG.
A estrutura e a pele exterior em betão são sentidas como um corpo só, ritmado com 18 anéis horizontais, secção correspondente à altura de 2 degraus, que desenham a casa num jogo de cheios e vazios, criando um filtro protetor, tanto solar como de privacidade, para quem a habita.
No interior, a casa é composta por meios-pisos que ligam alguns dos espaços entre si, enquanto tornam outros separados e autônomos.
Photo: Fernando Guerra | FG+SG.
Tópicos p/texto Quinta do Rei 18
No final de 2012 um jovem casal tinha a pretensão de construir num terreno urbano em loteamento da cidade de Leiria a sua casa.
O terreno situa-se numa zona elevada da cidade, com um forte declive, com cerca de 1000 m2, este apresentava um enorme eucalipto no terreno.
O loteamento apresentava alguns condicionantes que vieram a tornar-se uma característica. A sua limitada implantação de 120 m2 a sua cota soleira (esta situa-se a meio piso relativo a piso 0 e piso 1 e a limitação da cota de comeeira.
Plantas.
Os clientes de cariz urbano onde a sua necessidade de colocar os pés em terra não era um pré requisito. O facto do terreno se encontrar numa zona elevada transformou a casa numa torre, miradouro sobre a cidade e a paisagem.
O objetivo do atelier foi com uma limitada e obrigatória implantação e com a pretensão da casa dialogar com o eucalipto, transformou um regular paralelepípedo numa forma que através da rotação a partir de um eixo uma nova forma com zonas de varandas, sombreamento e de circulação.
Photo: Fernando Guerra | FG+SG.
O outro objetivo foi a forma como a estrutura e pele exterior fosse sentida como uma só.
O seu ritmo com os anéis horizontais com uma relação de cheio e de vazio com uma secção de 35 cm foram um resultado do das alturas dos degraus, 2 alturas fazem os 35 cm 14 alturas fazem do pé direito da habitação e a espessura da laje com as suas zonas técnicas faz 35 cm de espessura.
No total 18 anéis cada um com sua forma desenham esta casa da base ao topo.
Photo: Fernando Guerra | FG+SG.
A casa também é o resultado dos seus percursos. A existência de um percurso (escada) exterior que liga a terra ao céu, circula junto á pele exterior da habitação. No interior a casa é um jogo de meios pisos de forma a ligar alguns destes espaços entre si e tornar outros espaços mais separados e autónomos.
A divisão deste projecto é simples apresentado na cave a garagem, zonas técnicas, lavandaria, uma sala polivalente com uma garrafeira.
Photo: Fernando Guerra | FG+SG.
No piso 0 encontra-se o piso dos quartos com 2 suites e mais 2 quartos servidos por 1 instalação sanitária.
No piso 1 está a zona social, com sala de estar e jantar, cozinha e uma instalação sanitária.
No piso 2 a zona de lazer com uma piscina exterior, um ginásio e um pequeno espaço de leitura.
O betão foi o material que respondeu melhor às pretensões do atelier e do cliente a exigência estrutural conciliada com os anéis horizontais em betão, tiveram o efeito protetor, tanto solar como de privacidade, criando um efeito de presianas e de filtro para quem a habita como para quem a observa do exterior.
Photo: Fernando Guerra | FG+SG.
Quinta do Rei 18, Leiria, Portugal
The villa is located in an elevated area with a strong slope in the city of Leiria.
The conditions of the subdivision suggested a volumetry of a tower, a viewpoint over the city. One of our premises was that the social areas were located on the upper floors and the swimming pool on the roof, to enjoy the 360º view.
Photo: Fernando Guerra | FG+SG.
The house is the transformation of a regular cobblestone with the rotation on an axis that generates a new, more plastic shape, which optimizes the sun exposure and allows areas of balconies, shading, and circulations, from the ground to the roof, being a ladder from earth to heaven.
The structure and the concrete outer skin are felt as a single body, rhythmic with 18 horizontal rings, a section corresponding to the height of 2 steps, which design the house in a game of full and empty, creating a protective filter, both solar and private. , for those who inhabit it.
Inside, the house consists of half floors that connect some of the spaces with each other, while making others separate and autonomous.
Photo: Fernando Guerra | FG+SG.
Quinta do Rei 18, Leiria, Portugal
La vivienda se encuentra en una zona elevada con fuerte pendiente en la ciudad de Leiria.
Las condiciones del fraccionamiento sugerían una volumetría de torre, mirador sobre la ciudad. Una de nuestras premisas fue que las áreas sociales se ubicaran en los pisos superiores y la piscina en la azotea, para disfrutar de la vista 360º.
Photo: Fernando Guerra | FG+SG.
La casa es la transformación de un adoquín regular con rotación en un eje que generó una nueva forma más plástica, que optimiza la exposición solar y permite áreas de balcones, sombras y circulaciones, desde el suelo hasta el techo, siendo una escalera de tierra. al cielo.
La estructura y la piel exterior de hormigón se sienten como un solo cuerpo, rítmico con 18 anillos horizontales, sección correspondiente a la altura de 2 escalones, que diseñan la casa en un juego de llenos y vacíos, creando un filtro protector, tanto solar como privacidad, para quienes la habitan.
En el interior, la casa se compone de medias plantas que unen algunos de los espacios, mientras que otros se separan y se vuelven autónomos.
Video directed by Sara Nunes – Building Pictures.